Aqui voce pode encontrar todo material usado para confecão de maquetes fisicas para arquitetura, relatorio descrito de cada material e suas especificações.
1. Papéis
Os papéis são produzidos a partir da união de fibras vegetais com outros materiais como colas e pigmentos. Eles são largamente empregados na confecção de maquetes. Não exigem ferramentas sofisticadas e são encontrados em grande variedade de composição, acabamentos e gramatura. A gramatura é a relação do peso do papel sobre uma determinada superfície; em geral gramas por metro quadrado (g/m²). Um papel de maior gramatura pesa mais e é mais grosso que um papel de gramatura mais baixa. Os papéiscostumam ter uma gramatura inferior a 200g/m². Os papéis comuns, como, por exemplo, as folhas de sulfite para impressoras, possuem uma gramatura que varia entre 75g/m² a 90g/m².
Os papéis podem ser comprados em formas de rolos, blocos ou folhas de diversos tamanhos.
1.1.Papel cartão
1.2.Papel Duplex
1.3.Papel Triplex
1.4.Papel Paraná ou Papel Madeira
1.5.Paraná Cinza
1.6.Papelão ondulado ou corrugado
1.7.Papel ondulado
1.8. Papel Foam, Papel Pluma, Cartão colaminado
1.9.Papel manteiga
1.10.Papel vegetal
1.11.Cartolina
1.12.Colorplus
1.13.Canson
1.14.Papel Vergê
1.15.Papel Camurça
1.16.Papel Kraft
1.1. Papel cartão
O papel cartão é um produto resultante da união de várias camadas de papel e sobrepostas, iguais ou distintas, que se adere por compressão. Nessas camadas podem ser utilizados celulose virgem (recursos renováveis) e materiais celulósicos recicláveis. Independente do tipo, o papel cartão é fabricado na faixa de gramatura de 200 a 500 g/m2, com ou sem revestimento superficial. Os papéis Duplex e Triplex são exemplos de papel cartão.
1.2. Papel Duplex
Possui maior resistência que o papel cartão e maior diversidade de gramatura. Apresenta uma face branca brilhante e outra bege (parda).
1.3. Papel Triplex
Semelhante ao papel Duplex, porém apresenta uma face branca brilhante e outra branca e fosca.
1.4. Papel Paraná ou Papel Madeira
Tipo de papelão largamente utilizado na confecção de caixas de sapatos, enfeites etc. Apresenta cor amarelada e textura áspera, o que dificulta um bom resultado no acabamento. É vendido em placas com Espessura.
1.5. Paraná Cinza ou Papelão Cinza
Apresenta cor acinzentada e textura bem menos áspera que o papelão Paraná. Composto a partir de aparas recicladas. Também é vendido em placas.
1.8. Papel foam, Papel pluma, Cartão colaminado
Placa de poliestireno ou de espuma de poliuretano revestido com cartolina nas duas faces. Leve e rígido. Geralmente encontramos o papel pluma com espessura de 5mm e na cor branca (tanto a cartolina quanto a espuma).
1.9. Papel manteiga
É um papel branco e translúcido, vendido em rolos ou folhas. Também utilizado para fins culinários. É mais barato que o papel vegetal.
1.10. Papel vegetal
É mais caro e de melhor qualidade que o papel manteiga, portanto mais translúcido. Ele é usado para desenhos técnicos ou para cópia de desenhos, podendo ser colocado sobre alguma superfície desenhada, como um projeto de engenharia, e então copiada, utilizando-se, por exemplo, tinta nanquim.
1.11. Cartolina
Produzida por massa única (mono camada) com ou sem revestimento superficial. Papel de maior gramatura (maior que 200g/m²). É liso e encontrado em várias cores, geralmente em tons mais claros.
1.12. Colorplus
Apesar de não apresentar textura, esta linha de papel possui cores mais “vivas” que as cartolinas comuns.
1.13. Canson
Esta é a marca de uma linha completa de papéis para trabalhos artísticos. Possuem textura diferenciada e enorme variedade de cores. Porém são bastante caros.
1.14. Papel Vergê
É um tipo de papel mais duro e grosso que o papel sulfite, porém mais macio e fino que a cartolina. Sua textura é levemente rugosa o torna ideal para desenhos feitos a lápis grafite ou colorido. O papel vergê é também usado para a confecção de convites de casamento.
1.15. Papel Camurça
Possui uma face com textura aveludada, semelhante uma camurça. Pode ser utilizado na simulação de gramado de jardins, carpete etc.
1.16. Papel Kraft
É um papel pardo, geralmente utilizado em maquetes monocromáticas.
2. Plásticos (Polímeros)
Os plásticos são empregados de diversas formas nas maquetes. Há maquetes que são realizadas inteiramente em acrílico, no entanto, elas são muito caras.
2.1.Acrílico
2.2.Acetatos
2.3.Placas de PVC (Policloreto de Vinila)
2.1. Acrílico
Também é chamado de vidro acrílico. É rígido e incolor. Também pode ser considerado um dos polímeros (plásticos) mais modernos e com maior qualidade do mercado, por sua facilidade de adquirir formas, por sua leveza e alta resistência.
2.2. Acetatos
Os acetatos plásticos são utilizados, por exemplo, para representar os vidros. Geralmente são comprados a metro. Pode-se também utilizar as folhas de transparências. Há transparências específicas para impressões a jato de tinta que pode ser muito bem empregadas nas maquetes.
2.3. Placas de PVC (Policloreto de Vinila)
Encontramos no mercado placas de PVC que são utilizadas na produção de maquetes. Elas são relativamente fáceis de serem cortadas e coladas, garantindo um bom acabamento da maquete.
3. Madeiras e Fibras
As madeiras estão presentes na confecção das maquetes, geralmente, nas bases. Há um tipo de madeira que serve muito bem para a produção de maquetes que é a madeira balsa. As fibras também podem ser empregadas, por exemplo, na confecção de vegetação.
3.1.Compensado laminado
3.2.Compensado sarrafeado
3.3.Aglomerado
3.4.MDF (Medium Density Fiberboard - Fibra de Média Densidade)
3.5.Madeira Balsa
3.6.Cortiças
3.7.Serragem
3.8.Bucha (esponja) vegetal
3.1. Compensado laminado
É feito com lâminas de madeira, emgeral de pinus ou de virola, coladase prensadas para formar chapascom espessura de 4 a 20mm. Tem boa resistência mecânica.
3.2. Compensado sarrafeado
As lâminas internas são coladas em um sentido e a chapa externa é prensada em sentido diferente, o que deixa a placa mais resistente.
3.3. Aglomerado
É um painel feito com partículas de pinus aglutinadas com adesivo sintético, uma espécie de cola. Tem pouca durabilidade e nenhuma resistência à umidade.
3.4. MDF (Medium Density Fiberboard - Fibra de Média Densidade)
É uma chapa de fibra de madeira com densidade média. É um aglomerado sofisticado, composto de fibras de pinus mais resistentes e compactadas com resina à alta pressão. É um produto mais resistente e com textura mais uniforme que os compensados e aglomerados.
&
Compartilhe!